Sobre a QIT

A Qit é a parceira ideal de professores de Química que buscam soluções alternativas para tornar suas aulas mais participativas e dinâmicas. Fundada em 2024, a Qit reúne uma equipe de pessoas interessadas em produzir e colocar nas mãos de professores os melhores recursos didáticos para aulas de Química. Para isso a Qit usa o que há de mais moderno, integrando nos seus produtos:

  •  tecnologias de fabricação digital: usamos a impressão 3D e o corte a laser para produzir peças com excelente acabamento e custo acessível;
  • metodologias ativas: mais do que apenas os materiais necessários para atividades, nossos qits trazem sugestões de como aproveitar ao máximo o envolvimento dos alunos, que sempre são o centro da ação em sala de aula;
  •  apoio ao professor: conte com um material que vai enriquecer as suas discussões, trazendo ideias e sugestões do que pode ser abordado em cada caso, e que cobre toda a ciência envolvida na atividade.

 

Queremos trabalhar com professores criativos e localizar e desenvolver ideias de atividades, experimentos e jogos, até que elas se transformem em produtos. Os produtos selecionados e que chegarem até o estágio final irão gerar um retorno para os professores autores, na forma de pagamentos do Direito Autoral, de forma semelhante ao que acontece com editoras e autores de livros. Assim, pretendemos lançar periodicamente chamadas solicitando ideias criativas e que vão modificar e melhorar as aulas de professores em todo o Brasil.

QUEM FAZ A QIT ACONTECER

Sócia Fundadora
Thais Alves

Thais Alves

Thaís é licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como professora da Educação Básica e atualmente é mestranda em Inovação tecnológica na Universidade Federal de Minas Gerais.
Conselho Consultivo
Alfredo Luis Mateus

Alfredo Luis Mateus

Alfredo é professor titular de Química do Colégio Técnico da UFMG. É autor de diversos livros de experimentos e de divulgação da Química voltados para jovens e para professores. Seus interesses incluem formação de professores, experimentação no ensino e o uso de tecnologia em sala de aula.
Márlon Soares

Márlon Soares

É professor titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Escreveu livros sobre o lúdico no ensino de química bem como diversos artigos na temática. Além dos jogos, trabalha com experimentação e formação de professores.
Nyuara Mesquita

Nyuara Mesquita

É professora associada do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Também é uma das coordenadoras do Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Orienta pesquisas na área do lúdico no ensino de química/ciências, educação ambiental crítica e formação de professores.
Rochel Montero Lago

Rochel Montero Lago

Rochel é professor do Departamento de Química UFMG e coordenador do ESCALAB trabalhando em projetos na área de tecnologias para a sustentabilidade e empreendedorismo.